terça-feira, 29 de setembro de 2009


Daniel 2:31-45
31: Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível.
32 A cabeça daquela era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre;
33 As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro.
34 Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.
35 Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra.
36 Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei.
37 Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória.
38 E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro.
39 E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra.
40 E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços.
41 E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois viste o ferro misturado com barro de lodo.
42 E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil.
43 Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.
44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,
45 Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.

No início do capítulo 2 o rei Nabucodonosor teve um sonho, e havia se esquecido do que havia sonhado v.3. O rei ordena aos magos de Babilônia para que adivinhassem o sonho e sua interpretação. Mas ninguém conseguia adivinhar o sonho. Daniel, quando soube que os sábios de Babilônia iriam ser executados, inclusive ele; pede ao rei um tempo para que pudesse falar qual o sonho e sua interpretação v.16. Daniel e seus amigos buscam a Deus em oração e Daniel recebe a revelação da visão. A partir do v. 31 Daniel começa a explicar o sonho ao rei.

Acabeça de ouro 
v.32, a cabeça de ouro: apontada por Daniel no v. 37 como sendo o Rei Nabucodonosor, ou em um aspecto mais amplo, o reino de Babilônia. Para deixar a cidade mais bonita, o rei usou ouro em abundância. No capítulo 3, contrariando a visão, Nabucodonosor ergue uma estátua toda de ouro, contrariando a visão, propondo que seu reino nunca teria um firm



Peito e braços de prata
Segundo o v. 39, surgiria logo após Babilônia. O Império medo-persa domina Babilônia em 539. a.C., sob o comando de Dario. Daniel 5 retrata o momento da queda de Babilônia. Como a prata é inferior ao ouro esse reino não foi igual ao babilônico em sua grandiosidade e luxo, esse reino dominaria o mundo até 330 a.C.

Ventre e quadris de Bronze
Segundo o v. 39, esse terceiro reino também governaria toda a Terra.o sucessor da Medo-Pérsia foi o império grego, sob o comando de Alexandre, o grande, em 330 a.C. os soldados gregos eram conhecidos por suas armaduras de Bronze.o império grego duraria de 330-63 a.C. O império grego se estendeu pela Macedônia, Grécia, Egito e até a Índia.


Pernas de Ferro
O v. 40 aponta para um quarto reino, forte como o ferro, pois quebra e destrói tudo, assim como o ferro destruía tudo, esse reino destruiria todos seus antecessores. Desde 200 a.C. Roma dominava o Mediterrâneo Ocidental. Roma então domina e absorve os 3 reinos sucessores de Alexendre, tornando-se assim o próximo grande Império depois da Grécia. Este quarto império foi o que mais durou e o mais extenso dos 4, pois no século II, seu território se estendia desde a Inglaterra até o Eufrates. O império Romano era chamado de “a monarquia de ferro”. Roma terminou por dominar toda a Europa Ocidental com muito temor e batalhas sangrentas.

Pés em parte de ferro e em parte de barro
O v. 41 aponta esse reino como em parte de ferro e em parte de barro. Isso indica um reino dividido, mas ainda com um pouco da glória do império de ferro. Esse período começa quando Roma começa e perder suas forças, e as tribos bárbaras começam a invadir as fronteiras Romanas na Europa Ocidental, mas Roma ainda tinha muito poder através de sua forma religiosa, o papado, que até hoje é respeitado como liderança mundial, Roma perdia a força militar e política, mas através da Religião, suas fronteiras continuavam se estendendo. Esse período compreendre a Europa dividida que em vários momentos da história tentaram se uniar até por casamentos e pactos políticos v.43. E esse reino nunca conseguiu ser coeso assim como o ferro não se funde com o barro.

Uma pedra lançada sem o auxílio de mãos
O v. 44 aponta para uma pedra que seria lançada sem o auxílio de mãos, e neste momento Deus estabelecerá um reino que jamais passará. Esse reino destruirá todos os reinos, e os esmiuçará. Essa pedra anuncia claramente o Reino de Deus que será estabelecido por Jesus quando Ele voltar e esta Terra (João 14:1-3).

Esta profecia indica várias coisas. Primeiramente, Deus deixa claro, que todos os reinos desse mundo são passageiros, aqui nada é para sempre. Outro ponto a salientar é que desde muito tempo Deus já havia anunciado o que haveria de acontecer. Daniel 2 é um resumo da história mundial. Isso aponta aos crentes que em última isntância, Deus é quem está no controle, ele controla a história, e isso deve nos tornar ainda mais confiantes nEle. A pedra lançada aponta para a maior esperança dos cristãos, a volta de Jesus, e nos dias de hoje nós nos encontramos na iminência da instituição desse reino, pois, todos os outros reinos já se passaram. Ou seja, essa profecia mostra ao povo de Deus a urgência de se preparar para a volta de Jesus, e de levar ao mundo esse Evangelho (Mateus 24:14). Essa é a mensagem de Daniel 2 para o povo de Deus nos dias de Hoje: prepara-te, logo Cristo volta
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...